![]() |
Dona Cordelita investigando um roubo. |
![]() |
Encontro de Dona Cordelita com o seu criador o poeta José Mário Dantas numa escola da cidade de Caicó no RN. |
Os dois tiveram a idéia de um figurino que misturasse personagens e a vegetação da caatinga predominantemente da região.A personagem interpretada pela professora é uma pessoa que mora em um lugar muito distante conhecido como Cordelândia,muito mais distante do que se possa imaginar.
Ela viaja de lugar em lugar com uma mala misteriosa que assume as caracteristicas do espaço onde o Trem Espacial de Dona Cordelita pousa.Na verdade esse transporte aparece e some misteriosamete.
Na sua primeira aparição esteve pessoalmente numa apresentação de cordel para crinaças de uma instituição da cidade.Os dois dividem o palco num cenário de fantasia infantil onde o universo poético assume o controle do aprendizado e conhecimento.
A mala de Dona Cordelita traz surpresas mirabolantes sobre a poesia,cultura,história misturando cordel e prosa,sempre tudo de última hora.Durante a sua chegada ela fica um pouco atordoada e sempre pergunta "Onde eu estou?Que lugar é este?"
Porém ao chegar na cidade de Caicó teve que permanecer mais alguns dias na região onde fez diversas apresentações no município vizinho chamado de Serra Negra do Norte.O seu público preferido são as crianças, mas já agraciou a criança interior dos adultos na cidade numa apresentação no final da tarde.
No municipio visitou diversas escolas das localidades na zona rural como Barra de São Pedro,Sítio Pintado,Fazenda Solidão com alunos convidados do Arapuá.No sítio pintado conheceu os poetas da comunidade; João Dessoles, Oliveira e Tiago.
Bem interessante a história, uma viagem em contos e encantos
ResponderExcluir